sexta-feira, 17 de setembro de 2010

A importância da leitura de textos na Educação Infantil

 

São objetivos da escola e das famílias em geral proporcionar às crianças o acesso ao conhecimento e a formação de indivíduos críticos, comprometidos consigo mesmos e com a sociedade, capazes de intervir modificando a realidade, auto-motivados e aptos a buscar o aprendizado e o aperfeiçoamento contínuos, o que passa pela formação de leitores competentes.
É fato sabido que várias gerações têm demonstrado não apenas o desinteresse pela leitura, mas também a incapacidade de fazê-la coerentemente, compreendendo um texto em profundidade, o que inegavelmente limita o indivíduo em suas possibilidades de acesso ao conhecimento culturalmente construído.
Portanto, é tarefa urgente dos pais e da escola, em todos os níveis, buscar maneiras de estimular, mais do que a capacidade de ler, o prazer pela leitura. Apenas propiciando aos sujeitos leitores o prazer da leitura poderemos construir as competências necessárias para sua apreensão e produção.
Pensadores como Paulo Freire apontam para o reconhecimento de que a leitura do mundo precede sempre a leitura da palavra e a leitura da palavra escrita implica na ampliação da possibilidade de leitura do mundo. Assim, concluímos que o não-desenvolvimento de bons leitores limita as possibilidades de leitura do mundo, da compreensão da realidade social e da intervenção do sujeito buscando a transformação da sociedade.
No intuito de desenvolver, desde a mais tenra idade, o hábito e o prazer da leitura, a educação infantil deve oferecer oportunidades de leituras variadas, leitura não apenas de textos escritos, mas a própria leitura e interpretação do mundo em que a criança está inserida e do qual faz parte como ator social.
O acesso a diferentes tipos de texto, mesmo bem antes da alfabetização, permitirá desenvolver tais capacidades, alem de apresentar à criança elementos constitutivos do texto: vocabulário, estrutura, enredo, coerência interna, elenco de personagens e, além disso, o uso social da escrita, elementos esses que serão fundamentais no processo de alfabetização. Isso porque constatamos que “as crianças constroem conhecimentos sobre a escrita muito antes do que se supunha” (MEC/SEF, 1998, vol.3, p. 123).

Os Contos

Instrumentos privilegiados nesse sentido são as histórias infantis. Além de desenvolver o interesse pela leitura, vêm também ampliar o universo vocabular, permitir o exercício da fantasia e da criatividade. Ao apresentar, de modo maniqueísta, a polarização bem/mal, virtude/vício, recompensa/castigo, possibilitam a discussão de padrões éticos e morais, e a formação de valores.
A paixão das crianças pelos Contos vem das próprias características de seu desenvolvimento. “Sonhadora e imaginativa por natureza, a criança aceita sem hesitação o ilogismo das narrativas mágicas presentes nas histórias infantis” (Alberton, 1980). Seu interesse e participação nas atividades de leitura dessas histórias são poderosas ferramentas na formação de bons hábitos leitores.
“O pensamento mágico da criança traz recursos inesgotáveis para que se exercite sua imaginação e fantasia, passando o sonho e a realidade, muitas vezes, a se confundirem, o que reforçaria sua espontaneidade criadora” (Nicolau, 1990, p.131). Dar possibilidade à expressão desses pensamentos possibilitará um crescimento pessoal e social, através da interação com seus pares, que vivem fantasias semelhantes.

As Poesias

As crianças pequenas se encantam com as poesias, que lhes parecem (e na verdade são) brincadeiras com as palavras. O ritmo, a métrica e as rimas são logo percebidos pelas crianças, que passam a brincar de fazer poesia, focam sua atenção à sonoridade das palavras, e montam seus versinhos orgulhosamente.

Os textos informativos

O trabalho com textos informativos, encontrados, por exemplo, em jornais, revistas, internet e enciclopédias, permite a formação do hábito de ler para estudar, para buscar informações, competência essencial por toda a vida. As crianças percebem a diferença entre esse tipo de texto e os textos de ficção, pois passam a perceber a realidade imediata expressa nos artigos de jornais e revistas, que comparam com as conversas que ouvem, aquilo que vêem na rua e o que assistem na televisão. Ao trazer esses textos à análise das crianças, vemos surgir acaloradas discussões, onde as crianças põe em jogo aquilo que sabem sobre o tópico tratado, trocam opiniões, debatem e assim a prendem a negociar, a expressar verbalmente suas idéias, a rever seus conceitos. Os textos informativos, quando integrados ao trabalho com textos em geral, ampliam as possibilidades de leitura do mundo.

As histórias em quadrinhos

Embora já tenham sido alvo de preconceito por parte dos adultos, os gibis hoje são aceitos para o entretenimento das crianças. Contudo, as HQs carregam grandes possibilidades de trabalho com texto,  pois têm uma linguagem própria, aliando recursos de imagem e texto, apresentando histórias com textos curtos e sendo muito atraentes às crianças. Para os pequeninos que começam a perceber as letras e como elas formam palavras, e aventuram-se pelas primeiras leituras, oferece a vantagem adicional de serem escritos com letras maiúsculas, aquelas que eles começam a identificar primeiro. É imprescindível contar também com gibis na biblioteca familiar e na escola.

As parlendas e cantigas tradicionais

Hoje é domingo, pede cachimbo...  Eu sou pobre, pobre, pobre, de marre, marré, marré.... O cravo brigou com a rosa...
Desde muito pequenas as crianças adoram as cantigas, quadrinhas, parlendas, e demonstram muita facilidade em memorizá-las, passando a cantá-las ou declamá-las em vários momentos. Além de serem textos ricos por trazerem consigo a cultura dos países, regiões e momentos históricos em que foram criadas e por terem sido transmitidas geração após geração como um tesouro cultural, esses textos são privilegiados para promover a aquisição de vocabulário e, na alfabetização, permitirem a correspondência entre a escrita e a sua leitura, pois por serem familiares às crianças, ajudam-nas a não se preocuparem com o conteúdo (que já é conhecido) e focalizar sua atenção à forma da escrita.

Todos esses benefícios estão ao alcance de pais, tios, irmãos mais velhos e professores. Basta buscar fruir na leitura o prazer e a diversão que ela proporciona. Quem sabe assim as próximas gerações serão mais críticas, preparadas para o mundo e felizes?

Bibliografia:

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil, gostosuras e bobices. São Paulo, Scipione, 1989.
ALBERTON, Carmen Regina e outros. Uma dieta para crianças: livros – Orientação a pais e educadores. Porto Alegre, Redacta/Prodil, 1980.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília, MEC/SEF, 1998.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 39. ed. São Paulo, Cortez, 2000.
NICOLAU, Marieta Lúcia Machado. Textos Básicos de Educação Pré-escolar. São
Paulo, Ática, 1990
Selma Moura
Publicado no Recanto das Letras em 21/11/2007
Código do texto: T746604

A importância da leitura na Educação Infantil


     Todo educador deseja ter alunos que se interesse pela leitura e muitas vezes acabam forçando seus alunos a lerem materiais que não são nem um pouco prazerosos, enfim, esquecem de muitas coisas que devem vir antes de querer que o aluno seja um leitor dedicado.
     Para que o aluno se interesse pela leitura é necessário um trabalho todo especial por parte do professor, que exige dedicação e comprometimento por parte do profissional. O professor deve buscar ferramentas que possibilite um momento de leitura mágico para seus alunos, como: um ambiente agradável, uma diversidade de materiais interessantes, diferentes portadores de textos, gêneros textuais diversos, leituras que estejam ligadas a realidade do aluno, textos de qualidade,... enfim, o professor deve proporcionar ao seu aluno diversos caminhos que o leve a reconhecer que a leitura pode ser algo maravilhoso, encantador.
      A leitura deve estar presente diariamente na sala de aula, pois o aluno que tem contato com a leitura aumenta sua imaginação, criatividade, repertório de idéias, seu vocabulário,... ampliando aa sua aprendizagem em relação a escrita. Para aprender a escrever é necessário ler e além de ler, aprender a interpretar o que se lê e para que isso aconteça, é necessário muita leitura, acompanhada de prazer e contexto com a realidade do aluno.
     Educador, invista em seu aluno, proporcione a ele a oportunidade de estar em contato com a leitura, permita que ele conheça esse mundo maravilhoso!
"Tornar o ato de ler prazeroso, resgatando a magia da leitura de um bom texto é o caminho para a construção de apaixonados pela leitura".




Fonte: http://www.osabetudo.com/leitura-imprescindivel-para-uma-boa-formacao/#ixzz0yVraJkzY
Foto por:  themillersofliverpool

IMAGINAÇÃO INFANTIL

Quando eu era pequenino, não sabia
Dos mistérios da vida e do mundo,
Mil perguntas inocentes eu fazia
E, a fazer suposições, eu ia a fundo!
Mas, meus pais não sabiam responder,
Porque não tinham tal conhecimento
E, sozinho, eu tentava compreender
E explicar, segundo o meu entendimento.
Por exemplo: o que mais me intrigava
Era o estrondo que fazia o trovão;
O relâmpago, enfim, por que brilhava,
E a chuva, como acontecia, então?
Foi, aí, que eu comecei a imaginar
Suposições pra tudo isso que existia,
Muito sério eu começava a detalhar
E com as próprias palavras eu dizia:
- Toda a luz que o relâmpago provocava
Era São Pedro que ia buscar água no mar,
Tropeçava nas pedras que se chocavam
E as faíscas faziam o mundo clarear!
- O trovão era o som de um tambor
Que São Pedro usava pra ir buscar
Aquela água que ele não tomou
E que, rolando, fazia tudo estrondar!
- E, depois, quando em cima ele chegava,
Já cansado de fazer toda essa curva,
Ele pegava toda a água e despejava
Sobre nós, para termos, assim, a chuva!

Autor: José Rosendo