| | | | | | | | | | | - Diversidade e Aprendizagem - Elvira Souza Lima
Este texto apresenta o conceito de diversidade biológica para entender os processos das pessoas ditas "portadoras de necessidades especiais", propondo olhar para as possibilidades de desenvolvimento, superando a abordagem que enfatiza as incapacidades.
- As cem linguagens da criança - Carolyn Edwards; Lella Gandini e George Forman
Esta obra é uma introdução abrangente que aborda história e filosofia, currículo e métodos de ensino, escola e sistema organizacional, uso do espaço e ambiente físico, além dos papéis do adulto profissional. Artmed Editora
- Jogos em grupo na Educação Infantil - Constance Kamii. e Rheta Devries
As autoras explicam como os jogos em grupo ajudam as crianças a desenvolver sua capacidade cognitiva e interpessoal de maneira mais eficiente e prazerosa, em vez de através de folhas de exercícios e atividades similares.
Artmed Editora
- Brincar: Crescer e Aprender: O resgate do jogo infantil - Adriana Friedmann
O resgate do aspecto lúdico da cultura folclórica e dos jogos tradicionais. A riqueza e a contribuição do jogo para o desenvolvimento integral (cognitivo, afetivo, físico, social) da criança.
Síntese histórica dos principais estudiosos dos jogos infantis no Brasil e no mundo. A visão de Piaget e seus discípulos sobre jogo, desenvolvimento e aprendizagem. Relação de jogos tradicionais desde o começo do século até a década de 90.
Editora Moderna
- Ética na Educação Infantil - Devries, R.; Zan, B
Este livro deve ser um apoio para todo professor de Educação Infantil e séries iniciais. as autoras amplificam o trabalho de Jean Piaget sobre o desenvolvimento sociomoral, propondo práticas que a educação deve envolver para o desenvolvimento da autonomia.
- A criança e o seu desenho: O nascimento da arte e da escrita - Philippe Greig
Um livro sobre o desenvolvimento do desenho infantil onde o autor renova a compreensão da evolução do desenho da criança, dos primeiros rabiscos às pequenas composições, de sua idade de ouro ao esgotamento na adolescência.
- Como a criança pequena se desenvolve - Elvira Souza Lima
Neste livro você encontra as várias formas que a criança tem para se expressar e o papel do adulto na primeira infância.
- Educação Infantil e percepção matemática - Sérgio Lorenzato. Este é um livro para educadores responsáveis pelo desenvolvimento da percepção matemática da criança em idade pré-escolar. É, também, útil aos professores das séries iniciais do ensino fundamental, pois trata dos principais aspectos que compõem o conhecimento matemático da criança: o espacial, o numérico e o de medida. Cada aspecto é desvelado por duas facetas: uma que revela a essência de sua constituição e outra que visa a ação pedagógica do professor junto à criança. A obra está assim estruturada: perfil da criança pré-escolar e concepção atual de educação infantil; princípios facilitadores do desenvolvimento infantil e função do professor; percepção matemática: número, suas funções e dificuldades para sua aprendizagem, geometria da criança, medição e suas interpretações, 200 atividades didáticas, com objetivos e sugestões de material didático.
- Pais Brilhantes, Professores fascinantes - Augustoo Cury. Formar crianças e adolescentes sociáveis, felizes, livres e empreendedores é um belo desafio nos dias de hoje. A solidão nunca foi tão intensa: os pais escondem seus sentimentos dos filhos, os filhos escondem suas lágrimas dos pais, os professores se ocultam atrás do giz. A quem interessa este livro? Aos pais, aos professores da pré-escola, do ensino fundamental, médio e universitário, aos psicólogos, aos profissionais de recursos humanos, aos jovens e a todos os que desejam conhecer alguns segredos da personalidade e enriquecer suas relações sociais.
- O Currículo construtivista na Educação Inafantil - Rheta Devries e Cols. Ultrapassando as generalidades relacionadas à "prática adequada ao desenvolvimento", este livro tem como foco o papel do professor e oferece excelentes subsídios ao ensino de atividades específicas. '' Editora Artmed
.
| | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | | |
|
|
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Muito obrigada pelo comentário. :)